Details

by admin

Portugal está, claramente, um país mais inseguro

Frequentemente, os polícias são vistos como os “maus da fita”. Hoje em dia, o telemóvel de qualquer cidadão que filma um altercado nas ruas e em que intervêm polícias, vai em segundos ser visto por milhões de pessoas nas redes sociais…

Isso é verdade, mas esses vídeos também podem ser manipulados. Por norma, o vídeo oculta sempre o princípio dessa litigância e que se inicia, geralmente, por uma provocação. E nas redes sociais, por norma, só passa o que é vantajoso para alguns grupos da população e não aquilo que verdadeiramente se passou.

O partido Chega publica, quase diariamente, vídeos com migrantes envolvidos em situações de violência e confrontos. Quão perigoso é o uso de imagens desta natureza como arma para fomentar a intolerância e a crispação social?

Acho perigoso, mas voltando à primeira questão sobre o RASI, se esse relatório fosse mais específico e concreto o potencial de perigosidade desses vídeos não seria tão grande.  Em Portugal, a comunidade cigana tem cerca de 47 mil pessoas registadas – como é sabido este registo é muito fácil, porque a esmagadora maioria desta comunidade vive de subsídios atribuídos pelo Estado. Simultaneamente, estão presos cerca de 1700 membros desta comunidade. Se fizermos uma correlação entre estes dados estatísticos e o de outras comunidades, vamos chegar à conclusão de que temos um problema com esta comunidade em termos de incidência criminal. E esta questão devia estar refletida no RASI. E a solução passa por advertir, esta e outras comunidades, para o seguinte: «acabou a brincadeira. Os senhores vão ter necessariamente de trabalhar!». Presentemente, estou em comissão de serviço numa empresa municipal de Cascais, a Cascais Próxima, em que um coordenador de um grupo é de etnia cigana. O que quer dizer que há gente nesta comunidade que trabalha. Este é um exemplo claro daquilo que é o sucesso de uma política pública. A verdadeira integração destas pessoas que querem trabalhar. É por isso que tenho tanto orgulho na minha Câmara Municipal de Cascais e nas respectivas empresas municipais, neste caso, na Cascais Próxima! Em suma, temos de lidar com a realidade em vez de branqueá-la.

Top tips for fimls

  • Living so moveth won fish waters thing grass tree does not fresh there.
  • Beast itself doesn’t signs they are so together signs for the called.
  • Male divide sixth cattle evening all shall over green may seasons said.
  • Divided lights wherein wishing land bring deep abundantly also may.

Add comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sign Up

Don't have an account?

Sign In!

Forgot Password